Segundo estudo, amor entre cachorro e dono é igual ao amor entre mãe e filho! - Salve o Planeta

Segundo estudo, amor entre cachorro e dono é igual ao amor entre mãe e filho!

- outubro 08, 2018





E, se alguém ainda duvidava disso, agora um estudo vem esclarecer de vez essa questão.

Porque só quem tem um cachorro, é que sabe o quão bom é chegar em casa e ver seu filho de quatro patas feliz da vida por ver a gente. Mesmo que a gente tenha saído por 5 minutos para ir levar o lixo na rua.

De acordo com um estudo realizado na universidade japonesa Azabu, de fato existe um vínculo especial entre o homem e seu melhor amigo e que é igual ao dos pais com os seus filhos. Esse vínculo é construído a partir de um processo hormonal ativado quando se olham, que funciona de maneira muito semelhante ao que se dá entre mãe e filho.




Após documentarem a interacção de uma série de donos com os seus animais num quarto durante 30 minutos, a equipe de estudo liderada por Miho Nagasawa, concluiu que a troca de olhares faz com que os níveis de ocitocina no cérebro dos dois disparem, um hormônio relacionado a conduta paternal e maternal. A ocitocina também atua como neurotransmissor muito importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança.


Em uma segunda experiência, os pesquisadores passaram ocitocina nos focinhos de alguns cachorros e os colocaram em um quarto com os seus donos e algumas pessoas desconhecidas. No fim, puderam verificar que os animais passaram mais tempo a olhar para os seus donos, tendo aumentado também os níveis de ocitocina no cérebros dos humanos.




Para concluir, quando voltar a ouvir alguém se referindo aos seus cachorros como seus filhos, credite
 que o sentimento é real!  Mas, quando à gente, essa pesquisa veio só pra afirmar aquilo que já sabíamos né?

Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado

Fonte:Portal do Animal

Advertisement