Imagens chocantes revelam o que o diabetes pode fazer nos pés em apenas 10 dias! - Salve o Planeta

Imagens chocantes revelam o que o diabetes pode fazer nos pés em apenas 10 dias!

- outubro 02, 2018

Estas imagens terríveis mostram os danos que o diabetes pode causar no corpo humano.




Em questão de dias, um homem com 50 anos desenvolveu lesões inacreditáveis apenas por ter usado um sapato apertado. O homem, que era obeso, não sabia que sofria de diabetes e nunca se preocupou em realizar um exame de glicemia.



As pequenas lesões se espalharam rapidamente e se transformaram em uma gravíssima infecção – dentro de dias, seu pé direito estava negro, cheio de pus e necessitando de uma cirurgia de emergência.


Seu caso foi relatado na revista New England Journal of Medicine, destacando os impactos devastadores que o diabetes pode ter na vida das pessoas.

Estima-se que a cada 30 segundos, alguém com diabetes têm um membro inferior amputado no mundo, de acordo com a organização britânica Diabetes UK.


Os portadores de diabetes têm mais probabilidades de serem hospitalizados com ulcerações nos pés, o que pode gerar uma série de complicações. Isso ocorre porque a doença pode levar à má circulação e perda parcial da sensibilidade. Pessoas como o paciente da foto, não sentem que um simples sapato apertado está causando uma lesão.


A má circulação também contribui para que as feridas não cicatrizem, o que é extremamente prejudicial, podendo ser um fator favorável para o desenvolvimento de infecções que colocam em risco a vida do paciente.




O caso da foto ocorreu no hospital da Universidade de Genebra, na Suíça. Em nota, os médicos informaram que o paciente com 10 dias de internação chegou ao estágio crítico. Ele tinha neuropatia periférica – um problema onde os nervos das extremidades são danificados.



Essa neuropatia afeta 70% dos diabéticos que não controlam corretamente seus níveis de açúcar. Após uma cirurgia que removeu a pele morta e os tecidos que estavam em estágio de putrefação, fortíssimos antibióticos foram administrados e, em 3 semanas, o paciente começou a se recuperar.



Os sinais clássicos de uma infecção grave incluem tom rosado na pele com aspecto brilhante, evoluindo para inchaços vermelhos, sensação de calor ao se tocar a região, pus amarelo ou verde, etc.



Para prevenir tais problemas, é sempre importante realizar testes de glicemia e, em caso de ser diabético, controlar corretamente os níveis de açúcar no sangue com injeções de insulina diariamente.
Fonte:jornal Ciência

Advertisement