Espanha vai implementar multa elevada para quem maltratar ou abandonar animais - Salve o Planeta

Espanha vai implementar multa elevada para quem maltratar ou abandonar animais

- maio 22, 2018


Ativistas e amantes de animais sabem que é injusto e inadmissível maltratar ou abandonar animais. Infelizmente, nem toda a gente pensa da mesma maneira. Por isso, apesar de acreditarmos que é senso comum, é necessário implementar uma lei para os patudos. Para além disso, é preciso aplicar penalidades àqueles que não cumprem as leis. Se não forem tomadas medidas concretas, as injustiças continuarão a ocorrer.

Espanha decide multar quem maltrata animais

Recentemente, o Governo da Comunidade de Madrid lançou uma primeira versão da nova Lei de Proteção Animal. A Espanha quer punir aqueles que abandonam ou maltratam seus animais de estimação. Esta lei existe desde 1990, no entanto, eles aumentaram a multa: agora, a máxima é de 30.000 euros (131.000 reais)!

A iniciativa nasceu na El Refugio, uma organização na Espanha especializada em ajudar cães e gatos abandonados e maltratados. Eles, com perseverança e coragem, tratam dos animais e denunciam os donos abusivos. Foram eles que deram o primeiro passo para esta maravilhosa iniciativa. Entre os estatutos do documento, é importante enfatizar que ele vai proibir o abate daqueles animais que foram injustamente abandonados. Este documento ainda precisa ser votado, mas tudo indica que será aprovado.

Espanha enfrenta muitos abandonos

Mudanças de endereço, férias prolongadas, mudanças, problemas econômicos, imprevistos familiares são algumas das desculpas pelas quais as pessoas abandonam cruelmente seus animais de estimação. Infelizmente, a Espanha ocupa o primeiro lugar entre os países da Europa em termos de abandono.

Na França, a pena pelo abandono é de 30.000 euros (131.000 reais). Já os atos de crueldade, o autor do crime pode ser sentenciado a dois anos de prisão. Na Suíça, uma sentença de até 3 anos de prisão é possível, e o Reino Unido é o país com maior progresso nessas questões. Da mesma forma, em países da América Latina, como Peru, México, Colômbia e Uruguai, a atenção para a questão também aumentou.

Na Espanha, estima-se que existam cerca de 400.000 animais abandonados. Isto é alarmante, mas felizmente eles estão fazendo grandes progressos para melhorar a situação. É essencial que as sanções sejam aplicadas aos agressores. Caso contrário, os maus-tratos continuarão a ocorrer e permanecerão impunes.

Zoorpreendente


Infelizmente, a Espanha não é a única. Ainda existem muitos abandonos e maus-tratos pelo mundo inteiro. A melhor forma de ajudarmos é adotando ou ajudando associações de animais com dinheiro ou voluntariado. Mas tudo deve ser apoiado com a legislação a favor dos animais.
Compartilhe para aumentar a consciencialização sobre este importante assunto!
Fonte: Zoorpreendente
Advertisement