Benefícios do Chocolate Amargo Para a Saúde - Salve o Planeta

Benefícios do Chocolate Amargo Para a Saúde

- abril 07, 2018


O chocolate ou Theobroma cacao L. É, há muito tempo, um alimento de grande importância histórica para a cultura mesoamericana, na qual o Deus Quetzalcoatl desempenha um papel fundamental. O cacau é considerado um alimento dos deuses, devido ao seu grande consumo por parte dos nativos americanos. Theo significa Deus e broma significa alimento.

Todo dia são descobertos inúmeros benefícios de comer chocolate amargo (70% cacau). As propriedades do cacau incluem magnésio, manganês, fibra, zinco, potássio e vitaminas do complexo B. Também possui uma alta quantidade de antioxidantes, graças aos flavonoides e tem ação estimulante devido ao seu alcaloide, teobromina.

As pessoas que consomem chocolate sentem muito mais bem-estar em comparação com aquelas que o evitam com fins dietéticos. A seguir, você poderá conhecer os benefícios de comer chocolate.


Benefícios do Chocolate Amargo Para a Saúde

Combate a Depressão

Um dos principais benefícios de comer chocolate é ação antidepressiva que exerce no organismo, graças aos seus diversos componentes estimulantes, energizantes e euforizantes, como, por exemplo, a feniletilamina, que faz parte da família das anfetaminas. Este componente envia ao cérebro uma sensação de bem-estar que relaxa a pessoa e a torna mais feliz.





O transtorno afetivo estacional pode ser combatido com o consumo de chocolate, especialmente naquelas pessoas que têm necessidade de se sentirem melhores por causa de problemas emocionais. O chocolate é benéfico para momentos complicados da vida, neutralizando os níveis de estresse.

Efeito Estimulante

O chocolate é altamente estimulante graças a componentes como a teobromina e a cafeína, que mantêm o sistema nervoso ativo ao estimulá-lo. A frequência cardíaca aumenta e o corpo se mantém alerta. Comer chocolate depois de um dia duro no trabalho ou nos estudos é muito bom, já que repõe a vitalidade mental que a pessoa precisa para se sentir ativa novamente.

Efeito Antioxidante

O cacau puro é excelente para combater a degeneração celular, graças aos seus efeitos antioxidantes. Além disso, previne o aparecimento de muitas doenças e retarda o envelhecimento. Você não precisa necessariamente consumir o chocolate diariamente, mas com frequência. Você pode beber em bebidas de cacau puro ou comer em barras, a alternativa que melhor lhe convier é válida. Também ajuda a combater os radicais livres.


Protege o Sistema Cardiovascular

Graças ao seu alto teor de flavonoides e outros componentes antioxidantes, o cacau puro protege o sistema cardiovascular de doenças graves, mantendo-o a salvo diante dos riscos de fatores externos. Consumir cacau puro da maneira que preferir ajuda a reduzir o colesterol ruim, previne a hipertensão e melhora a circulação sanguínea.

Melhora a Capacidade Cognitiva

O chocolate é eficaz para os momentos que requerem de um alto nível de concentração, por exemplo, estudar para provas, se preparar para uma entrevista, para exposições, etc. Comer chocolate estimula a capacidade cognitiva e aumenta o nível de atenção que é necessário em diversas situações da vida cotidiana.

Previne a Diabetes

Você deve ter claro que é o cacau puro que previne a diabetes, uma vez que o chocolate fabricado com alto teor de açúcar não é nada bom para o organismo. O cacau puro intervém na melhora dos níveis de resistência à insulina e se você acompanhar este delicioso alimento, junto com uma rotina de exercícios saudáveis, poderá obter o melhor benefício para prevenir esta doença e outras relacionadas.


Efeito Energizante

O cacau puro contém gorduras saturadas e monoinsaturadas. É ideal para os atletas e aqueles que praticam rotinas muito fortes que exigem altos níveis de resistência. Comer chocolate puro é quase impossível para muitos, já que é muito amargo e é preciso adoçá-lo para assimilar. Embora existam muitos adoçantes artificiais, nenhum é recomendado, já que causam efeitos colaterais no organismo. No entanto, o chocolate com um pouco de mel, stevia, ou até mesmo o próprio açúcar não é prejudicial em absoluto, apenas é preciso medir as porções que você consome, sem exagerar.

Melhora a Aparência da Pele

O consumo de chocolate ajuda a combate a celulite, manchas, rugas, ressecamento e outras consequências que afetam a pele. Ao possuir um efeito anti-envelhecimento, o chocolate é eficaz para combater os sinais de envelhecimento, deixando a pele mais luminosa e melhorando a textura da mesma, fazendo com que a casca de laranja desapareça pouco a pouco.

A pele do rosto é a que maior benefício obtém do chocolate. Por esta razão, são elaborados milhares de cremes à base de chocolate, mas a melhor maneira de obter seus benefícios é comendo-o, de preferência o chocolate preto com pouco açúcar.

Os benefícios de comer chocolate são importantes para manter uma boa saúde. No entanto, no caso de sofrer obesidade não é recomendado, já que é um alimento energético que pode produzir ganho de peso. A melhor maneira de consumir chocolate e aproveitar todos os seus benefícios é praticar uma rotina saudável de exercícios.

O consumo de chocolate deve ser moderado. Algumas pessoas o consomem diariamente em forma de bebida pelas manhãs substituindo o café, o que é bom, mas este costume também nos “obriga” a fazer exercício regularmente. Comer chocolate das marcas mais conhecidas não ajuda muito a melhorar a saúde, já que contém muitos outros ingredientes e aditivos que causam efeitos colaterais no organismo, impedindo de perceber os benefícios do cacau devido as toxinas que o acompanham. O cacau puro sempre será a melhor opção para começar o seu dia feliz e cheio de energia.

Compartilhe se você gosta de chocolate amargo <3

Fonte: Le cura | Livro do chocolate | Fabrica de Chocolate
Advertisement