Aprenda a Substituir o Sal de uma Maneira Simples - Salve o Planeta

Aprenda a Substituir o Sal de uma Maneira Simples

- abril 07, 2018



O sal pode ser muito rico e pode dar mais sabor a muitas refeições, mas o que acontece quando afeta nosso corpo e/ou saúde? Muitas pessoas estão proibidas de consumir o sal, já que retêm líquidos ou têm outros problemas.

O sódio em pequenas doses não é ruim, mas um excesso de sódio pode ter sérias consequências no organismo; além da retenção de líquidos, pode levar a hipertensão, problemas de gota, até o aumento do ácido úrico e transtornos cardíacos.

Como Substituir o Sal nas Refeições

O que pode ser feito? Com quais outros produtos podemos substituir o sal sem deixar o sabor que condimenta as nossas refeições? A seguir, te daremos algumas dicas sobre como substituí-lo.

As Especiarias

As especiarias são uma opção pela qual você não deve deixar de optar, há milhares de especiarias, com diferentes sabores e outras que se parecem ou conseguem o mesmo que o sal, e podem ser adicionadas às suas refeições, como as seguintes:


Pimenta preta.
Curry.
Gengibre.
Canela.
Açafrão.
Cravo da Índia.
Noz-moscada.

Ervas Aromáticas

Como o próprio nome diz, as ervas aromáticas dão aroma e sabor às suas refeições. Você pode encontrar uma infinidade delas e fazer com que os seus pratos já não tenham um sabor ruim por não usar o sal. Aqui estão algumas opções:





Tomilho.
Salsa.
Manjericão.
Louro.
Orégano.
Coentro.
Alecrim.

Evite:> Evite comer ou comprar produtos que contenham aromas ou preparados, como sopas, que têm teores elevados de sal ou olhe bem os rótulos e certifique-se de que não tenham muito sal.

Leia também: “Sal Marinho e Sal Comum: Qual é Melhor Para Perder Peso?“.

Outras Opções Para Substituir o Sal

Alho Assado: O alho dá muito sabor à comida e uma maneira de fazer com que estas tomem esse sabor é colocando um alho junto com as carnes (quando estão cozinhando). Dará esse toque de sal.
Limão: O limão é ácido, mas para certas refeições pode dar esse sabor que falta. Utilize-o para temperar alimentos quando estiver preparando-os ou quando já estão servidos.

Molho de Soja: O molho de soja tem um menor teor de sódio do que o sal. Isso ajuda a temperar os alimentos, e já que tem um forte sabor, um pequeno fio será suficiente para dar o tempero. Lembre-se de não abusar deste molho.

Fonte: Saúde Dicas
Advertisement