ALERTA , olhos vermelhos, zumbido no ouvido, muitos ignoram os sintomas de hipertensão: saiba o sinal de alerta todos deveriam conhecer. - Salve o Planeta

ALERTA , olhos vermelhos, zumbido no ouvido, muitos ignoram os sintomas de hipertensão: saiba o sinal de alerta todos deveriam conhecer.

- abril 19, 2018


Grande parte da população mundial sofre de pressão alta nalgum momento da sua vida.
Normalmente, os sintomas de hipertensão costumam ser ignorados, o que pode levar a doenças graves e até mortais. É vital medirmos a nossa pressão arterial regularmente para podermos descobrir os sinais de aviso a tempo. Para que mais pessoas possam estar informadas sobre o assunto, hoje vamos falar um pouco sobre este problema: o que é, causas, o que pode causar e como evitar.


Hipertensão

A hipertensão existe quando a pressão sanguínea nas artérias está elevada. As pessoas mais propensas a este problema são aquelas que fumam, consomem muito álcool, fazem pouca atividade física, possuem obesidade e têm maus hábitos alimentares. Mas esses não são os únicos motivos… existem fatores heriditários que também podem despoletar esta condição.

O que acontece no corpo?
Quando a pressão sanguínea está muito alta, o coração precisa trabalhar mais. Isso faz com que o músculo cardíaco se torne mais espesso, mais rígido e tenha dificuldade em relaxar. Todo o corpo é afetado pela pressão alta, já que todas as funções tentam se adaptar a ele, assim como quando o corpo se defende de uma infeção ou doença.

Sintomas de hipertensão

1. Hemorragia nasal


    Shutterstock

Dentro do nariz existem muitas pequenas veias que sangram facilmente. Muitas vezes você pode sangrar devido a pequenas irritações ou resfriados. No entanto, as hemorragias nasais também podem indicar distúrbios hemorrágicos ou hipertensão, de acordo com a American Heart Association.

Se a sua pressão arterial estiver excecionalmente alta e você tiver uma dor de cabeça e uma hemorragia nasal, aguarde 5 minutos e veja como se sente. Se o problema persistir, ligue para o médico imediatamente.

2. Cansaço crônico


   Shutterstock

Se você costuma se sentir cansado e sem força sem nenhum motivo aparente, deve consultar um médico. Este pode ser um sintoma de pressão alta.

3. Dores de cabeça

Pessoas com hipertensão geralmente têm dores de cabeça. Eles podem dores ligeiras, sem razão aparente, mas também podem aparecer dores de cabeça súbitas e graves. As dores de cabeça geralmente são inofensivas, mas, se forem muito frequentes e não houver razão aparente, podem ser causadas por hipertensão.

4. Obesidade


    Shutterstock

A obesidade leva a níveis mais elevados do hormônio do estresse, o que, por sua vez, leva a uma pressão arterial mais alta. Pessoas com alguns quilos extras normalmente são menos ativas fisicamente, o que também pode causar pressão arterial mais elevada. A gordura também aumenta o risco de diabetes que, por sua vez, faz com que os vasos se tornem rígidos, o que também afeta a pressão arterial.

5. Dificuldade em respirar
Cansaço extremo, dificuldade em respirar e dores de cabeça severas podem ser sinais de pressão alta.



6. Ressonar muito alto


   Shutterstock

Vários estudos mostram que existe uma correlação entre pressão alta e apneia do sono. Apneia do sono é caracterizada por roncos altos. Se você se sentir muito cansado durante o dia e o seu parceiro disser que você ressona muito alto, é importante que meça a sua pressão arterial. A má qualidade do sono pode causar pressão alta, por isso esteja atento.

7. Derrame nos olhos




A lesão vascular da retina é mais comum em pessoas com diabetes ou pressão alta. Um derrame no olho pode ser um sério sinal de alerta de hipertensão.

8. Tonturas
A tontura e os desmaios podem ser um sinal de hipertensão. Se você ficar atordoado depois de descansar por um período de grande esforço ou se tiver comido mal, talvez não seja grave. Mas se a tontura surgir sem qualquer razão, seria bom consultar um médico para descartar possíveis doenças.

9. Zumbidos


    Flickr

De acordo com Christopher Cederroth, pesquisador assistente do Instituto Sueco Karolinska, os zumbidos podem ser produzidos pela hipertensão.

10. Dieta para hipertensos


    Shutterstock

Até agora, não há existem evidências claras de que uma determinada dieta ou um alimento especial diminui a pressão arterial. Mas muitos comentam que uma maior ingestão de frutas e vegetais pode contribuir para isso. Se comermos mais vegetais, legumes, frutas frescas, peixes, frutos do mar e gorduras saudáveis, estaremos a baixar a pressão arterial. Para além disso, estas comidas saudáveis previnem doenças cardiovasculares e doenças como câncer, diabetes tipo 2 e depressão!

Existem muitas pessoas que sofrem de hipertensão hoje em dia sem sequer estarem cientes disso. Ajude os seus amigos mostrando esta matéria para eles!
Advertisement